8 de outubro de 2009

Origens

Nasci em Angola numa cidade situada no planalto central cujo nome original era "Vila Luso". Esta cidade foi criada no início do século XIX pelo Sr. Tenente-coronel Trigo Teixeira, em 1895. A designação que lhe foi atribuída identificava-a com o país colonizador - Portugal.

Após a sua independência, em 1975, o governo angolano decidiu alterar-lhe o nome para "Luena" ou "Lwena" - nome do rio que banha a região. Os dois grupos étnicos mais importantes, em Luena, são os Chocwe e os Nganguela. Luena é a capital da província do Moxico (nome derivado do "Muxikó" - uma espécie de cesto, feito de fibras). Vivi naquela cidade até aos 8 anos de idade. Em Agosto de 1975 vim para Portugal, na companhia dos meus pais e irmãs.

Os meus pais são, também, naturais de Angola. O meu falecido pai nasceu na província do Bié, na cidade de Kuito - Silva Porto. Este foi o ponto de partida da travessia do sertão de Angola por Silva Porto. Deu continuidade a este projecto João da Silva, entre outros. Daí a escolha desta denominação. A minha mãe é natural do Cutato, concelho do Bailundo, distrito de Nova Lisboa (cidade actualmente conhecida por Huambo). Nos anos sessenta Nova Lisboa era a segunda maior cidade de Angola.

Apesar desta procedência e da profunda ligação que tenho a Angola, a minha descendência está, também, associada a Portugal e a Cabo Verde - por parte dos meus avós.
Os meus avós maternos eram naturais de Ovar - Santa Maria da Feira.
O meu avô paterno nasceu em Barrancos, no Alentejo. A minha avó provinha de uma família natural de São Vicente, em Cabo Verde.

2 comentários:

  1. Ola
    Cheguei ao teu blog por acaso.
    Também nasci no Luso.
    Creio que soumais velha que tu. Nasci em 1959.
    Provavelmente até nos conhecemos ....
    Chamo-me JENNY

    ResponderExcluir
  2. Olá Jenny (^_^)
    Agradeço o teu "alô"
    És da idade das minhas manas gémeas ;)
    Eu sou filha do Sr. Leal. O meu pai trabalhava no Palácio com o Governador. Era motorista dele.
    Deves conhecer as minhas irmãs. Eram as únicas gémeas que havia no Luso. Beijinhos
    Obrigada pela tua visita ao RegistoCriativo!

    ResponderExcluir

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez