8 de novembro de 2009

Luso - Luena - Moxico - ANGOLA

MEMÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI










Legendas:
 - Armas da cidade;
- Estação CFBenguela 1972;
- Palácio do Governo;
- Palácio do Comércio;
- ( )
- Cine Teatro Luena;
- Flores do Moxico;
- Liceu;
- Futebol Clube do Moxico - Campeão de Angola 1972/73;
- Vista geral da cidade;
- Tanque abastecedor;
- Parque Cameia;
- Vista nocturna;
- Jardim visto do Palácio do Comércio;
- Hotel Luso;
- Centro Desportivo Ferrovia;
- Sé Catedral.
Fotos da autoria de Morgado Viana e de Vítor Carrilho.

8 comentários:

  1. MINHA LINDA CIDADE, ONDE NASCI, QUE ANGUSTIA!...

    ResponderExcluir
  2. Tem mais fotos na Sanzala do Luenas:
    www.lusoluena.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tem outros autores nessas fotos

    ResponderExcluir
  4. Compreendo as tuas saudades. Temos a mesma idade, estive no Luso entre 71 e 73, onde fiz a primeira e segunda classe. Ainda hoje sonho com o Luso.
    Cumprimentos,
    António Carita

    ResponderExcluir
  5. Olá António (^_^)

    Agradeço as tuas palavras.
    Provavelmente, até fomos colegas de escola. Quem sabe. Vim para Portugal, com os meus pais e irmãs em 75.
    Cumprimentos.
    Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Não me lembro bem se haviam várias escolas primárias no Luso ou não. Só tinha aulas de manhã e ia sempre almoçar a casa. Além da pastinha com os livros, recordo-me que levava sempre um cantil de água. Andava de bata branca e por causa dela levava por vezes uma sova, porque depois das brincadeiras ficava castanha. A minha escola era composta por um edifício comprido com dois pisos. Tinha aulas no segundo piso. Ainda me recordo do recreio com árvores e terra batida na parte da frente.
    De início morámos em uma das ruas principais do Luso, mesmo no centro, nas traseiras do quartel dos comandos e perto de uma residencial que tinha uma grande gaiola de periquitos nas traseiras. Á nossa frente morava um médico famoso, que tinha um dos poucos BMW. Depois fomos morar para perto do hospital, num pequeno beco com várias casas térreas onde havia muito espaço para brincar e onde os meus amigos construiram uma casa numa árvore.
    Desculpa-me estar-te a incomodar com isto, mas passei os melhores anos da minha infância no Luso. Recordo-me do cinema e do primeiro filme que vi, da piscina, do clube, de um bar de madeira no outro do rio, onde se ia beber um copo com música ao vivo, dos bailes e de uma feira, de andar de bicicleta naquele espaço imenso, dos jardins, de comer gelados e do marisco à noite, de ir esperar o meu pai à estação do comboio, da igreja onde fiz a primeira comunhão e de grandes amigos, alguns assassinados pela Unita depois de 74.
    Foi aqui que apanhei o vicio da leitura (primeiro, patinhas e depois livros dos cinco), como sabes não havia televisão, só rádio, livros e grandes amizades.
    Terei de um dia de purgar estas saudades e ir a Luena. Obviamente tudo estará diferente e nenhum momento é repetível.

    Cumprimentos,

    António Carita

    ResponderExcluir
  7. Minha senhora, desde já agradeço este blog em memoria do Luso!...agradecia bastante que me indicasse onde fica a esquadra de policia no Luso...para assim a minha mãe me poder indicar pelo google heart onde + ou - fica a minha antiga morada, uma vez que ela não sabe onde localizar a esquadra, isto porque vou regressar ao luso, mas para trabalhar!... o meu Bem Haja!

    ResponderExcluir
  8. Procurei informar-me e foi-me dada indicação de que a esquadra da polícia, no Luso, ficava mais ou menos a meio da avenida principal da cidade. A do cinema Luso. Um pouco abaixo do cinema, havia um quartel(instalações militares).
    Recordo-me que esta avenida principal terminava com uma rotunda.Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez