14 de dezembro de 2009

O poder dos juízes...

O processo Casa Pia podia estar já resolvido se os juízes tivessem mais poder para recusar “medidas dilatórias”.

Quem o diz é o presidente do Observatório Permanente da Justiça, Boaventura Sousa Santos, que, em declarações à agência Lusa, referiu que o julgamento "mostra alguns dos problemas" da Justiça portuguesa, a que falta "cultura e legislação para permitir que casos deste tipo possam ser decididos mais prontamente".
"Tínhamos que ter um sistema que tornasse impossíveis medidas dilatórias e não temos, neste momento. É por isso que a Justiça é tão morosa".

Para Boaventura Sousa Santos, os juízes devem poder ter "um papel mais activo e discricionário no sentido de recusarem algumas diligências, alguns incidentes ou arrolamentos de mais testemunhas".

"Quando os arguidos são pessoas com bom poder económico, têm bons advogados e podem questionar a investigação, arrolar testemunhas, pedir pareceres e suscitar incidentes, muitas vezes como manobras dilatórias, porque por vezes a morosidade interessa às partes", salientou. Correio da Manhã - 24.11.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez