3 de dezembro de 2009

Curiosidades

Sabe de onde derivam as expressões
"Resvés Campo de Ourique" e "Caiu o Carmo e a Trindade"?

No dia 1 de Novembro de 1755 - ironicamente dia de Todos os Santos - uma das maiores tragédias de todos os tempos abateu-se sobre Portugal. Um terramoto de elevada magnitude, seguido de um tsunami, atingiu a cidade de Lisboa. Morreram milhares de pessoas. A força do tsunami foi de tal ordem que as águas entraram por Lisboa adentro e chegaram bem perto de Campo de Ourique. Foi resvés. Daí o uso da velha expressão. 
Ainda na sequência do mesmo terramoto, ouviu-se um enorme estrondo por toda a cidade de Lisboa.  Quando os habitantes descobriram qual tinha sido a verdadeira causa de tamanha barulheira, apressaram-se a passar a palavra: "Caiu o Carmo e a Trindade", isto é, desabaram os conventos do Carmo e da Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez