26 de maio de 2010

Clima organizacional

O clima organizacional reflecte um conjunto de características mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, directa ou indirectamente, pelos indivíduos inseridos num determinado contexto laboral e que influência a motivação e o comportamento dos trabalhadores. É, portanto, um indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa.
Ouço, com alguma frequência, alguns desabafos de amigos e colegas de trabalho relativos ao mau ambiente laboral com que se confrontam diáriamante. Sentem-se desmotivados, vivem arreliados e revoltam-se por nada poderem fazer para alterar as situações terríveis com que se deparam no seu dia-a-dia.
Por vezes, e em resultado desses relatos que me vão sendo feitos, dou comigo a conversar com os meus botões... deve ser frustrante e até deprimente acordar com a certeza de que teremos pela frente mais um dia de sacrifício, de luta.
Passamos a maior parte do dia no local de trabalho. Somos forçados a relacionarmo-nos e a conviver com uma infinidade de pessoas. Se estes contactos forem feitos num clima de desânimo o mais provável é chegarmos ao fim do dia mal dispostos e desgastados.
Confesso que não conseguiria viver contrariada. Refiro-me não só ao espaço que partilho no meu local de trabalho como também a todos os aspectos da minha vida pessoal. Porque entendo que a minha paz de espírito não tem preço.
Considero-me uma sortuda. Adoro a minha família, os meus amigos e sinto-me confortável no local onde exerço funções. Trabalho num departamento com 13 colegas incríveis e posso assegurar-vos que todos eles se respeitam e convivem de forma harmoniosa.
Partilho um gabinete com a Dra. Sara Marques. Trabalhamos juntas acerca de três anos e é com imenso prazer que vos confesso que todos os dias agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade de passar grande parte do meu dia com uma pessoa educada, humilde e bem disposta. Decorridos estes três anos de convívio franco sinto-me perfeitamente à vontade para dizer que, para além de ter uma excelente colega de trabalho, consigo partilhar a minha semana com uma amiga. Poderia contar-vos uma infinidade de situações que iriam, com certeza, facilitar o vosso entendimento sobre este meu desabafo. Não imaginam como é divertido trabalhar num ambiente tão saudável. Num clima de confiança e de respeito mútuo. Não quero com isto dizer que todas as nossas opiniões são coincidentes. De todo. Possuimos uma personalidade forte e alguma teimosia mas, temos sabido, até à data, resolver civilizadamente as nossas diferenças de opinião. E a amizade vai sendo fortalecida e consolidada. O meu bem haja, amiga. Creio que já merecias que eu te dissesse todas estas verdades. Obrigada por seres como és e por tornares o meu dia mais risonho. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez