13 de fevereiro de 2010

14 de Fevereiro - Dia de São Valentim.

São Valentim é o santo que dá nome ao Dia dos Namorados. Reza a história que, na Roma antiga, o imperador Cláudio tinha por objectivo formar um grande e poderoso exército. Iria necessitar, portanto, de voluntários em número suficiente.
Convicto de que seria difícil convencer os jovens que tivessem responsabilidades familiares a abandonar a família para partir p'ra guerra, decidiu proibir a celebração de casamentos. Um dos bispos de Roma discordou da decisão do imperador e resolveu, apesar da proibição e em segredo,  continuar a casar os jovens apaixonados. O seu nome era Valentim.
A prática foi descoberta e o bispo foi preso e condenado à morte. Já na prisão e enquanto aguardava pela sua execução, foi recebendo imensas flores e bilhetes de rapazes e de raparigas que lhe diziam que continuavam a acreditar no amor. Uma dessas jovens era uma moça cega: Asterias. A filha do carcereiro.
A rapariga conseguiu obter autorização do pai para visitar o bispo. Valentim e Asterias acabaram por apaixonar-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo tinha por hábito assinar as cartas que escrevia à sua amada com a frase: “Do teu Valentim”. Uma expressão ainda hoje utilizada.
Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez