28 de abril de 2010

Escolas de Lisboa vão integrar fado nos seus currículos

Até Agosto, Portugal vai apresen-tar à UNESCO a candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade. O projecto iniciou-se em 2005 e hoje é já apresentado o modelo de uma primeira proposta, ainda informal.
"Esta proposta envolve a definição das linhas gerais do plano de salvaguarda do fado e também mostrar que o Estado e a cidade de Lisboa estão preparados para a salvaguarda do património material do fado, o que o torna em si património imaterial", revelou Rui Vieira Nery. Desde o ano passado foram estabelecidos vários protocolos com organismos e instituições que têm na sua posse material relacionado com o fado, sendo que esses protocolos "têm em vista um compromisso de investimento na preservação da memória do fado", salientou o musicólogo que é também coordenador do trabalho científico.
A ideia é "convergir todos os acervos que estão na posse dessas instituições - entre as quais a RTP, Cinemateca Portuguesa, Voz do Operário, Biblioteca Nacional - numa base de dados que documenta o património cultural do fado, sendo este um processo em construção permanente", adiantou Sara Pereira, directora do Museu do Fado, membro também da comissão científica. Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez