22 de abril de 2010

Um motorista da Carris... que faz a diferença

Esta manhã entrei no autocarro 706, no Marquês de Pombal.
Como acontece todos os dias, validei a minha viagem. Eis que, quando me preparava para me dirigir para a parte central do autocarro, ouço um "Bom dia!".
Aquele cumprimento pareceu-me estranho, por não ser habitual.
É verdade, aquela saudação foi dada pelo motorista do autocarro. Não estão a imaginar, pois não? Pois acreditem que aquele pequeno gesto fez-me pensar.
Antes de mais, não é normal sermos cumprimentados pelos condutores dos transportes públicos. Ponto.
Do mesmo modo que não é muito comum os passageiros cumprimentarem os motoristas. Será esta a atitude correcta? Não. De todo. Mandam as regras da boa educação que devemos saudar as pessoas com quem nos cruzamos. Sim, já sei o que estarão a pensar... "era o que faltava andar por aí armada em maluquinha a cumprimentar todas as pessoas que encontro na rua." Eu pergunto: E porque não? Será um "bom dia" alguma ofensa? Creio que não.
Ainda pensei que poderia ser apenas um motorista mais malandreco que quisesse fazer uma graçola mas, não, não era. Dei-me ao trabalho de prestar atenção e, na paragem seguinte, entraram quatro passageiros. E o senhor dirigiu o mesmo "Bom dia!" a todos eles. O mais engraçado é que as pessoas tiveram a mesma reacção que eu... primeiro, de espanto, depois acabaram por sorrir e responder da mesma forma.
É incrível como um pequeno gesto pode fazer a diferença. Gostei do que vi. Se pudesse, sugeria aos dirigentes de todas as empresas transportadoras de passageiros que "convidassem" os seus trabalhadores a agir desta forma.
A si, que lê este post, proponho que faça a experiência: quando entrar no próximo autocarro, cumprimente o condutor e analise a sua reacção. Não custa nada e verá que se vai sentir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez