13 de outubro de 2010

Trabalho em equipa

O termo equipa traduz um conjunto de pessoas competentes e motivadas, que definem claramente e entre si os seus papéis, que são interdependentes numa actividade comum, que trabalham de forma coesa e desenvolvem relações de confiança entre si.
O bom desempenho, em equipa, está relacionado com algumas características fundamentais: saber ouvir, permitir que haja autonomia e clareza de papéis, ceder informação, confiar/criar confiança, integridade, usar de algum sentido de humor para desdramatizar algumas situações mais difíceis e estar motivado para o sucesso.
Este é o blá, blá, blá... ou seja, o que deveria ser o trabalho em equipa.
Eu pergunto: Na realidade, é isto que acontece?
Estabelecem-se objectivos, criam-se grupos de trabalho e solicita-se aos seus elementos que trabalhem em conjunto para o mesmo fim... concretizar, com sucesso, o projecto que lhes foi confiado.
Agendam-se reuniões (muitas) e discutem-se ideias (bastantes).
Entretanto, é chegada a hora de pôr em prática o estudo prévio que foi elaborado por todos...
Qual é a ideia que vinga? Como concretizá-la?
É aqui que surgem os primeiros conflitos. Todos querem ficar com os "louros" do trabalho... é importante saber de quem foi a melhor ideia. Cada um puxa a brasa à sua sardinha. Começam as discussões, escamoteia-se informação e cada um reserva para si aquela que considera a ideia brilhante. Qual é o resultado?  Mau ambiente de trabalho. Um projecto falhado. A instituição mal vista.
Isto, na melhor das hipóteses... porque há situações, bem reais, que mais parecem este jogo de basquetebol...e não são tão poucas quanto isso!

Um jogo, supostamente amigável, entre o Joinville, em representação
da seleção brasileira de basquetebol e a seleção chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez