O termo equipa traduz um conjunto de pessoas competentes e motivadas, que definem claramente e entre si os seus papéis, que são interdependentes numa actividade comum, que trabalham de forma coesa e desenvolvem relações de confiança entre si.
O bom desempenho, em equipa, está relacionado com algumas características fundamentais: saber ouvir, permitir que haja autonomia e clareza de papéis, ceder informação, confiar/criar confiança, integridade, usar de algum sentido de humor para desdramatizar algumas situações mais difíceis e estar motivado para o sucesso.
Este é o blá, blá, blá... ou seja, o que deveria ser o trabalho em equipa.
Eu pergunto: Na realidade, é isto que acontece?
Estabelecem-se objectivos, criam-se grupos de trabalho e solicita-se aos seus elementos que trabalhem em conjunto para o mesmo fim... concretizar, com sucesso, o projecto que lhes foi confiado.
Agendam-se reuniões (muitas) e discutem-se ideias (bastantes).
Entretanto, é chegada a hora de pôr em prática o estudo prévio que foi elaborado por todos...
Qual é a ideia que vinga? Como concretizá-la?
É aqui que surgem os primeiros conflitos. Todos querem ficar com os "louros" do trabalho... é importante saber de quem foi a melhor ideia. Cada um puxa a brasa à sua sardinha. Começam as discussões, escamoteia-se informação e cada um reserva para si aquela que considera a ideia brilhante. Qual é o resultado? Mau ambiente de trabalho. Um projecto falhado. A instituição mal vista.
Isto, na melhor das hipóteses... porque há situações, bem reais, que mais parecem este jogo de basquetebol...e não são tão poucas quanto isso!
Um jogo, supostamente amigável, entre o Joinville, em representação
da seleção brasileira de basquetebol e a seleção chinesa.
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