17 de janeiro de 2010

O tango - Uma terapia psicológica?

O tango argentino, ao contrário de outras danças latino-americanas, baseia-se num abraço, peito a peito, e contém imensos movimentos luxuriantes. A psicóloga Cynthia Quiroga Murcia, da Universidade de Frankfurt, quer descobrir o que está por detrás dos efeitos positivos, que a dança já provou ter em diversos estudos científicos. Existe um hospital em Buenos Aires que já utiliza o tango para tratar pacientes com esquizofrenia.
Cientistas da Washington University, de St. Louis, demonstraram já que o tango consegue melhorar significativamente a mobilidade de doentes com síndrome de Parkinson. Já um grupo de terapeutas britânicos utilizaram a dança oriunda dos bordéis argentinos do século XIX para ajudar casais com problemas matrimoniais, ou pessoas com fobias sociais  e depressões. Há muito que se sabe que a dança influencia a psique humana. Mas afinal, o que torna o tango mais eficaz do que os outros estilos de dança? 1- Diminui a concentração de cortisol, a hormona do stress (a diminuição do stress está associada à música); 2 - Aumenta as hormonas sexuais (a produção de testosterona está ligada ao contacto corporal e ao movimento).
Parece-me que são duas boas razões para dançar o tango. Não sabe dançar? Então, trate de aprender.

Gotan Project - Diferente


Gotan Project - Una musica brutal


Gotan Project - Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez