20 de janeiro de 2010

Quanto romantismo...

"Romantismo" é um termo geral que designa um conjunto de movimentos intelectuais que, em finais do século XVIII, fizeram prevalecer os sentimentos sobre a razão e compreende as artes visuais, a música e a literatura.
O Romantismo traduz o primado do individualismo e da emoção pessoal sobre a ideia clara, a busca da felicidade na paixão, a expressão livre da sensibilidade, a religiosidade e a melancolia. A fuga para o sonho, o misterioso, o exótico e o pitoresco. O sonho poético, a paixão fatal, a contemplação da natureza e o génio incompreendido, são temáticas românticas.

Em Filosofia, este termo designa o conjunto das correntes filosóficas alemãs, do início do século XIX, que entraram em rotura com o espírito racionalista do século XVIII.
O Romantismo é, inicialmente, um movimento literário: no séc. XVIII, na Inglaterra e na Alemanha; no séc. XIX em França, Itália, Espanha e Portugal. Na Europa, abarca o período de 1825 a 1850. Em Portugal, abrange o período compreendido entre 1835 e 1880. É oficialmente introduzido em Portugal com o poema "Camões", de Almeida Garrett. Camilo Castelo Branco e Alexandre Herculano são autores que pertencem a uma geração mais tardia mas estão, também, associados ao romantismo.

A palavra romantismo deriva de "romance". E é exactamente isso que se espera de um relacionamento amoroso. Romance, carinho, amor, respeito, confidências, concretização e partilha de fantasias. Mas será que, na prática, tudo se passa desta forma tão amorosa e apaixonada? Huum...Ora veja!



Um romântico!  :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez