23 de janeiro de 2010

O "amor à primeira vista" - a opinião dos especialistas.

Sabia que o amor à primeira vista não existe? É verdade, quando voltar a ouvir a expressão "foi amor à primeira vista" saiba que está incorrecta. Os especialistas afirmam que a  atracção pelo outro é sobretudo química. O aspecto físico e o cheiro podem desencadear uma reacção imediata que nos faz apaixonar por alguém. Mas na escolha do parceiro para uma relação estável são as referências culturais e sociais que fazem a diferença.
Uma relação amorosa passa por três fases dintintas - a do desejo, a da paixão e a do amor.
Na primeira fase, existe uma atracção sexual muito forte. É a chamada fase do "encantamento", onde tudo é emoção. Aqui, a produção de hormonas está no seu auge e qualquer um dos cinco sentidos tem a capacidade de receber estímulos sexuais. Se as informações transmitidas ao nosso cérebro são positivas, estão reunidas as condições para se passar à fase seguinte.
A paixão é um estado de fascinação, uma espécie de amor obsessivo. Quando estamos próximos da pessoa amada instala-se em nós um nervoso miudinho. As mãos ficam suadas e por vezes sentimos um aperto no estômago. Nesta fase, o nosso pensamento está sempre direccionado para a nosso amor.
Por ser muito físico e desgastante, este é um período de curta duração. É nesta fase que os apaixonados deixam de comer, faltam ao trabalho e chegam a ignorar familiares e amigos.
Já o amor traduz a fase da acalmia. Retrata o período em que alguém nos faz sentir confortável. Instala-se em nós uma enorme segurança e sentimo-nos unidos emocionalmente.
Por isso, fica desde já a saber: quando sentir o seu coração bater mais forte por alguém pode ter sido o odor, o timbre de voz ou a imagem dessa pessoa que deixou as suas hormonas completamente descontroladas. Não há nada de romântico nisso. É apenas química. A atracção é puramente sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez