19 de junho de 2010

Um busto para a República do século XXI - Exposição Povo People, no Museu da Electricidade

É um homem? É uma mulher? É o povo? Sim. É as três coisas e é a proposta de busto da República apresentada pelo escultor Rui Sanches. A obra, que pode ser vista a partir de hoje (até 19 de Setembro) no Museu da Electricidade, em Lisboa, resulta de uma encomenda da Fundação EDP para a exposição Povo - People, que assinala o centenário da República.
"Uma representação da República hoje tinha que ser plural, fracturada, ainda em fluxo. Utilizar diversas linguagens de vários períodos históricos, do fim do século XIX aos dias de hoje. Conter em si o próprio povo e ser suficientemente ambígua no sexo, ou sexos, representados", diz Rui Sanches, em declarações ao Expresso sobre o busto em bronze e madeira, parte homem, parte mulher e parte povo.
Para além de Rui Sanches, também Cabrita Reis e Hugo Canoilas criaram obras para esta exposição, comissariada por José Manuel dos Santos e que pretende ser "uma nova reflexão visual, estética, simbólica, sociológica e política sobre a génese e a evolução do conceito de povo".
A pergunta "O que é o povo?" orientou a escolha das obras - onde se incluem, entre outros, trabalhos de Almada Negreiros, Paula Rego, Vieira da Silva, José Malhoa, Rafael Bordalo Pinheiro ou Joana Vasconcelos. Mas também foi a pergunta colocadas a 40 personalidades portuguesas, que contribuiram com a sua resposta para o livro "O que é o povo" (ed. Tinta da China). Expresso - 19.6.2010
Veja aqui a fotogaleria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez