31 de janeiro de 2010

Tenham misericórdia de nós, por favor!

Gosto da Fernanda Serrano. Ponto. Acho-a uma mulher bonita e uma excelente profissional. Portanto, o que vou dizer nada tem a ver com ela. Ponto.
Hoje em dia, todos os jornais disponibilizam informação on-line em sites que criam para o efeito. É natural, portanto, que os cidadãos que têm acesso à internet consultem estes sítios para se manterem informados, até porque a consulta destas páginas é gratuita. Só por isso as pessoas agradecem mas, daí a serem "obrigadas" a ver a mesma pessoa e a ouvir a mesma conversa sempre que se entra no site...tenham paciência! O mais grave é que tudo isto acontece mesmo antes de termos acesso ao que procurávamos. É como se nos dissessem: "Quer ver o conteúdo do sítio? OK. Tudo bem, mas primeiro vão ter que "gramar" com esta conversinha! Eu confesso que perco logo o interesse em continuar a pesquisar o que pretendia. 
Imagine esta situação: está interessado em consultar uma determinada notícia que foi divulgada no jornal X. Entra no sítio do dito jornal e em vez do que procura, depara-se com isto...

Confesse. O que faria? Ouvia a lengalenga até ao fim? Prabéns. É um(a) Santo(a)!
Eu nunca ouvi a publicidade até ao fim. Nem sei a que se refere mas já sei de cor a primeira frase e, em resultado disso, fiquei a saber que há qualquer coisa que está a acontecer "pela primeira vez em Portugal". A nossa sorte é que nos é dada a possibilidade de silenciar a Fernanda logo que ela profere as primeiras palavras.
Recapitulando... o vídeo está lá mas ninguém o vê e ouve... então, eu pergunto: por que razão é que não é retirado?
Atenção! Este é apenas um exemplo. Podia ter citado milhares de casos idênticos. Por isso, faço aqui um apelo a quem dirige estes sites: Por favor, não nos massacrem mais! Obrigada.

...pelo menos ainda há Estado.

Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F
Jornal de Notícias
Isto começa a aquecer.Meu Deus!!!!!!!!!!!!!

Ainda o Orçamento de Estado - Mais do mesmo e fogachos

Mais do mesmo. As grandes linhas de força do Orçamento são a contenção salarial, a contenção do investimento público e as privatizações. Ora, têm sido essas as linhas de força assumidas e praticadas nos orçamentos dos últimos 9 anos, com excepção do ano de 2009, por razões ditadas pelo ano eleitoral (contenção salarial) e pela profunda crise. Tais orientações essenciais não conduziram à consolidação orçamental nem contribuíram para promover um crescimento económico digno desse nome. Não vislumbro razões para acreditar que os resultados agora sejam melhores. A teimosia no erro será explicável pelo facto deste OE ter sido negociado pelos partidos que integraram os Governos nesse período.É inaceitável justificar o congelamento dos salários com o pretexto de em 2009 terem tido um aumento real, escamoteando que nos anteriores seis ou sete anos houve decrescimento real dos mesmos. Octávio Teixeira - Jornal de Negócios, 29.1.2010 Veja aqui e ...

29 de janeiro de 2010

Um dia para recordar - 30.1.2010

Aproxima-se o dia de aniversário das minhas irmãs gémeas. Para que compreendam: somos quatro irmãs. A Filomena é a mais velha. A Irisalva e a Zialtina são as "do meio" - as gémeas. Eu sou a mais nova.
É habitual, entre nós, organizarmos um jantar de família nestes dias especiais mas, considerando que as minhas irmãs celebram, em 2010, 50 anos de vida, achei por bem comemorar esta data dirigindo-lhes algumas palavras merecidas e verdadeiras. Lamechices, estarão vocês a pensar. Pois que sejam! Nesta minha estranha forma de vida procuro ser lamechas com aqueles que amo. Porque creio que é, em vida, que devemos declarar o nosso amor por alguém, reconhecer os nossos erros e pedir perdão pelas nossas falhas. O dilema está em transcrever para o papel o que nos vai na alma.
Este "exercício" obrigou-me a revisitar algumas recordações do passado. Os momentos que partilhámos juntas. E confesso-vos: Valeu a pena!
Passei em revista os nove anos que vivemos no Luso, em Angola. Anos felizes. Os momentos de grande dificuldade  que fomos forçados a ultrapassar nos primeiros anos a residir em Portugal. Éramos REFUGIADAS de uma guerra que nunca foi nossa. Sobrevivemos. Os laços fortaleceram-se. A entreajuda foi uma constante. A união consolidou-se. Os anos que se seguiram foram, sem dúvida, mais fáceis. Cada uma seguiu o seu caminho. Houve momentos felizes e outros mais conturbados mas, o saldo é francamente positivo. Porquê?
Apraz-me salientar que, nesta minha retrospectiva sobre os momentos que vivenciámos e apesar das dificuldades já citadas, não existem registos de disputas, de invejas, de quezílias ou de amuos.
Esta constatação permite-me afirmar que partilho, com as minhas irmãs, 43 anos de uma sólida e duradoura amizade. Não. Não me refiro àquele género de amizade que se contrói no local de trabalho ou numa saída com "amigos", num almoço ou jantar de grupo, onde se bebem uns "copos"... sempre com muitas cortesias e lisonjas! Esses são meus conhecidos.
Amigos são aqueles que procuro como procuro livros. E, para mim, acertar na procura não obriga a que sejam muitos, nem extraordinários. Apenas que sejam poucos mas bons e que estejam devidamente identificados.
Que seja alguém com quem eu possa falar sobre as minhas preocupações e alegrias como se falasse comigo mesma. Alguém em quem eu possa confiar um segredo. Alguém que na adversidade e no infortúnio não me virará as costas. Alguém para quem eu olhe e veja a outra parte de mim. Alguém que me conhece a fundo e não obstante me quer bem.
Com estas características são poucos os meus Amigos mas, entre eles, estão as minhas irmãs.
A Filomena é uma ternura. Meiga, prestável e muito sociável. Atendendo talvez à diferença de idades que nos separa, considero-a uma segunda mãe.
As gémeas são igualmente companheiras e compreensivas. Cúmplices até! Daí o meu amor, respeito, camaradagem, compreensão, estima e dedicação por todas elas.
Agradeço-vos cada momento que partilhei convosco.
O que posso, então, desejar-vos neste dia tão especial?
Que o vosso aniversário seja melhor que as coisas habituais. Que possam abrir as cortinas, pela manhã e descobrir que nevou. As primeiras gotas de chuva salpicando a poeira da seca. Janelas iluminadas com a luz do pôr do Sol. Uma garça planando lentamente no céu, ao entardecer. Uma porta que se abre para as coisas tão familiares. O cheiro da primavera. Coisas que já têm mas que são sempre novas. Saúde. Paz. Amor. A dádiva dos dias. O dom da vida. Um grande beijo de parabéns.
A Filomena

A Vita e a Tina - 1962
Um piquenique que fizeram, com os meus pais,
próximo do Luso, em Angola.

A cumplicidade, entre elas, é visível desde muito cedo! :-)

A Vita, eu e a Tina - 1968
A primeira comunhão das gémeas

Eu, a Tina e a Vita - 1970
O dia em que as gémeas fizeram o Crisma
Ainda as gémeas

Uma foto tirada em frente à nossa casa, no Luso - 1972

As gémeas - Barreiro, 1981

O tempo

O tempo é muito lento para os que esperam,
muito rápido para os que têm medo,
muito longo para os que se lamentam,
muito curto para os que festejam
mas, para os que amam, o tempo é eterno.
William Shakespeare
 Imagine que o fotógrafo consegue captar a imagem de frente...
aaaai que desgraça!

Não é maravilhoso podermos contar com amigos assim... tão fantásticos?!?


Ai não????????????

"Ninguém esperava" um défice de 9,3%.
O Governador do Banco de Portugal - Veja aqui.
Será que isto está relacionado com isto?

Os portugueses começam a ter dificuldade em perceber qual é, afinal, a função destes senhores. São especialistas em economia, governam o país e não esperavam que isto acontecesse? É com estes "desabafos" que justificam as fortunas colossais que ganham? É caso para perguntar: o que é que estão lá a fazer? Quando é que os portugueses abrem os olhos e acabam com isto? Irraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Manigâncias

"Quem quer casar com a carochinha que é rica e bonitinha?"

"Uma manigância é dizer uma coisa aos portugueses e fazer outra..."
Francisco Louçã, no Parlamento, em 29.1.2010

28 de janeiro de 2010

Para alguém muito especial

O meu primo Jorge é um doce. Aliás, o Jorge não é um primo qualquer. É mais um irmão. Aprecio e valorizo a calma que ele transmite, a educação, a paciência, os princípios e os valores por que se rege. O Jorge tem um coração do tamanho do mundo. Tive, hoje, conhecimento de que ele está hospitalizado.
Estimo as tuas rápidas melhoras primo. Recompõe-te depressa.
As minhas desculpas mas, esta partida estava prometida à algum tempo "Jorinho". :-) Beijinhos

Uma questão de bom gosto


A elegância de Kate Winslet

Um vestido "arejado"


Amber Rose, em Paris.
Será que algum militar consegue identificar este tanque de guerra? Sinceramente!
Mas como é que alguém consegue sair à rua neste estado? Nem mesmo que a senhora tivesse um palmito de cara e um corpinho bem feito... livra!!!!

Comportamentos adolescentes

As adolescentes andam completamente eufóricas com o vocalista dos "Tokio Hotel", Bill Kaullitz. Gritam, choram, esperneiam e deliram durante os concertos. Mais, dormem ao relento noites inteiras para conseguirem um bilhete. Estas paixões de adolescentes têm que se lhe diga... sinceramente, eu gostava de perceber o motivo de tanto entusiasmo. Espero que estas imagens as ajude a despertar.

O enjeitado

"O Orçamento de Estado para 2010 é uma espécie de enjeitado que ninguém queria mas que só PCP e Bloco de Esquerda vão rejeitar".
Francisco Ferreira da Silva, "Diário Económico", 28-01-2010

Belmiro de Azevedo no seu melhor

"Cavaco é um ditador, o PM telefona com frequência".
Veja aqui.
Diário de Notícias, 28.1.2010

Modernices - O sistema educativo entre 1969 e 2009


Curiosidades - Estátua da Liberdade


Uma imagem muito interessante! Foi tirada no Iowa, em 1918. Podem ver-se, na imagem,  18 000 soldados. Estes homens estavam num campo de treinos a ser preparados para defender o país, no caso de haver uma intervenção militar.
Os números da imagem:

Base do ombro: 150 metros
Braço direito: 340 metros
Parte mais larga do braço que segura a tocha: 12 1/2 metros
Polegar direito: 35 metros
Parte mais espessa do corpo: 29 pés
Mão esquerda: 30 pés
Face: 60 pés
Nariz: 21 pés
Cabeça: 70 pés
Tocha e chama: 980 metros
Chama da tocha: 12.000 homens
Tocha: 2.800 homens
Braço direito: 1.200 homens

Marcus Tullius Cícero - Muito actual

“O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada.
Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência.
As pessoas devem aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.”
Marcus Tullius Cícero - Roma, 55 a.C.

27 de janeiro de 2010

O Hino do Mundial de Futebol - É de um rapper somali

Wavin'Flag, de K'naan, um músico da Somália, foi escolhida como a canção oficial do Campeonato do Mundo de Futebol. A letra da música é um hino à esperança em África. Uma renúncia à guerra e à opressão. Um apelo à liberdade. A tradução do refrão:«Quando for mais velho, serei mais forte; chamar-me-ão liberdade, tal como uma bandeira a acenar». Gosto!

Orçamento de Estado 2010


Luís Afonso - Jornal de Negócios, 27.1.2010
Um conselho: Preste atenção ao calçado dos seus amigos e, principalmente, ao dos seus inimigos. Se isto for verdade, estes objectos começam a tornar-se altamente perigosos. Quando convidar alguém para sua casa, evite que usem calçado deste género. Já imaginou o que uma pessoa furiosa pode fazer com uma peça destas?

26 de janeiro de 2010

Seal

A Change Is Gonna Come


Lost My Faith

Credoooo! Cruzes! Que meeeedoooo!


Realmente, há "babes" cá com uns gostos...

Imagens recebidas por email

Um homem interessante

É verdade. Tenho deixado aqui alguns elogios a uns quantos rapazitos que considero engraçados. No entanto, descobri que todos eles são estrangeiros. Uma falha grave, confesso. Importa, agora, corrigir o erro. Hoje, a minha opção é esta. É giro, inteligente, charmoso, tem ar de bom rapaz e apesar dos seus 45 anos tem um "look" jovial. Não me recordo se já disse que o acho giro... e interessante? Pois... Pedro Passos Coelho.

Mo'nique nos Globos de Ouro 2010


Belisquem-me, por favor! Digam-me que isto é uma montagem.
Em que planeta é que esta senhora vive?
Olhando bem, até parece um urso. Apre!
Que me perdoem os ursos... que são tão giros!
Isto denota alguma evolução. Já era tempo!
Eles agradecem.

Eu, heterossexual, me confesso... Veja aqui.

A teoria ocidental da relatividade

90 pessoas são contaminadas pelo vírus da gripe H1N1 e o mundo inteiro anda de máscara.
5 milhões de pessoas estão infactadas com SIDA e ninguém usa preservativo.
1000 pessoas morrem de gripe. Num país rico, estas mortes ficam associadas a uma pandemia.
Em África, morrem milhões de seres humanos com paludismo... mas esse é um problema deles!
Até para aceder ao paraíso é preciso ter sorte.

25 de janeiro de 2010

George Clooney - Casamento está fora de questão!

Ora aí está uma excelente notícia. No decorrer de uma entrevista, aquele que é considerado um dos homens mais desejados do mundo, afirmou que subir ao altar não faz parte dos seus planos. O que significa que podemos continuar a desfrutar do seu charme e beleza. É que mesmo a quilómetros de distância, Geroge Clooney faz sonhar muitas meninas. Ah pois é!   

Desabafos feitos no plural

Foi hoje divulgada, em vários meios de comunicação, a detenção de um agente da PSP que efectuava roubos à mão armada. De acordo com as notícias veiculadas o agente agora detido estava prestes a assumir um lugar de chefia.
A atitude deste agente de autoridade é inqualificável. Deverá, agora, assumir a responsabilidade dos actos que praticou.
Muitos foram os comentários de revolta que foram sendo feitos, ao longo do dia, por vários cidadãos. Alguns deles referiam-se aos "polícias", em geral. Contudo, uma análise mais objectiva deste caso pede-nos alguma ponderação em relação à forma como são feitos alguns desabafos. Não devemos esquecer-nos que a pessoa em questão representa uma instituição idónea onde trabalham milhares de profissionais sérios e competentes. Não podemos, por isso, comparar este agente a todos os outros que integram as diversas forças de segurança.
Em todos os sectores de actividade existem trabalhadores responsáveis, honestos e competentes. Do mesmo modo e em todas as profissões há pessoas desonestas, vigaristas e preguiçosas. E estou a referir-me a ambos os sectores (público e privado). É com alguma tristeza que ouço, vezes sem conta, serem tecidos comentários menos próprios acerca dos "funcionários públicos". Este grupo profissional, tal como os restantes, inclui pessoas qualificadas, sérias e capazes. Não é porque temos o azar de entrar num serviço público e darmos de caras com uma pessoa  incompetente e mal encarada que todos os outros que ali trabalham passam a ser uns aselhas preguiçosos, sem as aptidões necessárias para o desempenho das funções que lhes foram confiadas. Há que haver, portanto, alguma contenção relativamente às observações e às críticas que se fazem e, em particular, às generalizações sobre certos actos e pessoas.

24 de janeiro de 2010

Cartoons inteligentes




Pobres galinhas!

No Norte de Itália, um agricultor de 82 anos está a deixar embaraçado o juiz que o acusou de cultivar estupefacientes. A defesa do senhor alegou que o agricultor trabalha apenas para subsistir e que o cultivo de marijuana tem como finalidade... alimentar as galinhas.
Não admira, portanto, que os animais tenham comportamentos desviantes. As galinhas andam completamente eufóricas e desgovernadas. Chegam a confundir-se com coelhos e os coelhos com galinhas. Oh God!!! Há pessoas com imensa criatividade...

Dizem eles...

"A campanha da falsa pandemia da gripe, criada pela Organização Mundial de Saúde e outros institutos em benefício da indústria farmacêutica, é o maior escândalo do século na Medicina."
Wolfgang Wodarg - Correio da Manhã

"A devoção pelas estrelas é muito perigosa. Nos dias que correm, vivemos demasiado encantados com o superficial."
Jude Law, Actor - El Mundo

"Querer ser presidente, secretário-geral, líder, é uma coisa que considero pequenina."
Augusto Mateus, Ex-Ministro da Economia, Jornal de Negócios

Eu concluo: "Presunção e água benta... cada um toma a que quer!"
ahahahahah

Um pedido de ajuda

"Não têm televisão nem aquecedor, não sabem o que é uma consola de jogos nem tão-pouco o que é comprar roupa nova. Sónia Lisboa, de 19 anos, tem 220 euros de rendimento social de inserção para sustentar os três irmãos, de 15, 16 e 17 anos. "O dinheiro mal chega para a alimentação."

A mãe de Sónia morreu há nove meses. Deixou 12 filhos. Oito deles emigraram. E Sónia ficou sozinha a tomar conta dos irmãos que "ainda estudam". Os quatro irmãos vivem no limiar da pobreza, um problema que atinge quase dois milhões de portugueses.[...]." Veja aqui como ajudar.

23 de janeiro de 2010

Eutanásia - Sim ou não?

"Com os analistas a dizerem que Portugal vai ter uma morte lenta e dolorosa, o debate sobre a eutanásia ganha particular importância. [...]" Luís Afonso






Uiiiiiiii!!!!!!

A "Casa para o papá"

"Casa para o Papá" é a designação de um novo espaço criado na cidade de Milão. As autoridades milanesas colocaram à disposição dos 50 mil homens divorciados da região uma área residencial com capacidade para acolher 160 homens. Os interessados podem alugar um quarto, singular ou duplo, mediante o pagamento de uma renda de 150 euros e usar a cantina e a biblioteca. Uma forma civilizada de ajudar algumas pessoas com dificuldades em fazer face às despesas que um processo de separação pode comportar (pensão de alimentos e hipoteca da casa onde o casal residia). Na verdade, o que se pretende é evitar que os pais divorciados vejam as suas despesas aumentar com a compra ou com o aluguer de uma nova casa.

'Robot' copia Bíblia em três meses

Esqueça-se a habitual imagem do copista: os monges medievais, encerrados em salas a executar trabalhos de minúcia, foram substituídos por um "simples" braço mecânico e um avançado programa de computador. Este foi o robot que, durante doze semanas, 24 horas por dia, copiou os livros do Novo Testamento integralmente no Museu das Comunicações. A exposição "bios [Bíblia], a Palavra, as Pessoas e as Tecnologias" integrou as celebrações dos 200 anos da primeira distribuição de bíblias em Portugal. Veja aqui.
Jornal “Der Spiegel” considera Portugal «um dos maiores problemas» da Europa. Veja aqui.

O "amor à primeira vista" - a opinião dos especialistas.

Sabia que o amor à primeira vista não existe? É verdade, quando voltar a ouvir a expressão "foi amor à primeira vista" saiba que está incorrecta. Os especialistas afirmam que a  atracção pelo outro é sobretudo química. O aspecto físico e o cheiro podem desencadear uma reacção imediata que nos faz apaixonar por alguém. Mas na escolha do parceiro para uma relação estável são as referências culturais e sociais que fazem a diferença.
Uma relação amorosa passa por três fases dintintas - a do desejo, a da paixão e a do amor.
Na primeira fase, existe uma atracção sexual muito forte. É a chamada fase do "encantamento", onde tudo é emoção. Aqui, a produção de hormonas está no seu auge e qualquer um dos cinco sentidos tem a capacidade de receber estímulos sexuais. Se as informações transmitidas ao nosso cérebro são positivas, estão reunidas as condições para se passar à fase seguinte.
A paixão é um estado de fascinação, uma espécie de amor obsessivo. Quando estamos próximos da pessoa amada instala-se em nós um nervoso miudinho. As mãos ficam suadas e por vezes sentimos um aperto no estômago. Nesta fase, o nosso pensamento está sempre direccionado para a nosso amor.
Por ser muito físico e desgastante, este é um período de curta duração. É nesta fase que os apaixonados deixam de comer, faltam ao trabalho e chegam a ignorar familiares e amigos.
Já o amor traduz a fase da acalmia. Retrata o período em que alguém nos faz sentir confortável. Instala-se em nós uma enorme segurança e sentimo-nos unidos emocionalmente.
Por isso, fica desde já a saber: quando sentir o seu coração bater mais forte por alguém pode ter sido o odor, o timbre de voz ou a imagem dessa pessoa que deixou as suas hormonas completamente descontroladas. Não há nada de romântico nisso. É apenas química. A atracção é puramente sexual.

22 de janeiro de 2010

Seal - Pura magia!

Seal - Love's Divine


Seal - This Could Be Heaven

O que eles disseram...

"Assim, no começo de um novo ano fremente de promessas radiosas e de monumentais aldrabices, (...) passo a dizer: com que então votaram nessa gente? Quiseram elegê-los? Gostam do resultado? Pois agora lambuzem-se!"
Vasco Graça Moura, escritor, Diário de Notícias

"A homossexualidade não se trata."
António Palha - Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria, Diário de Notícias

"Ninguém que se entusiasme com o seu trabalho tem algo a temer na vida."
Samuel Goldwyn

"Não consigo imaginar-me a viver com 450€ por mês."
Francisco Van Zeller

"Falo sempre ao telemóvel como se pudesse estar a ser escutado."
Paulo Teixeira Pinto - Diário de Notícias

"Um contrato verbal não vale a tinta com que é assinado."
Samuel Goldwyn
"Segundo informação obtida junto do Governo, as perspectivas para o ano que agora começa são óptimas, estamos em condições de assegurar que o futuro é radioso, NO MÍNIMO." Luís Afonso - http://www.sabado.pt/

VOU MATAR-ME A RIR... VOLTO JÁ!

Golfinhos


"Os golfinhos têm personalidades distintas, pensam sobre o futuro, reconhecem-se ao espelho e usam-no para inspeccionar partes do seu corpo.São os segundos seres mais inteligentes do planeta, a seguir aos humanos. Os zoologistas da Universidade de  Atlanta, nos EUA, defendem que os golfinhos não devem estar em parques de diversões ou fazer parte da alimentação humana."
Revista Sábado, n.º 297

Espero, muito sinceramente, que alguém tenha prestado atenção à opinião dos especialistas.

A autodestruição da Justiça.
Um artigo excelente. Veja aqui.
Pedro Santos Guerreiro

Luíz de Souza

Luiz de Souza tem 36 anos, é artista plástico e nasceu em Lauro Müller.

Está radicado em Curitiba (Brasil), desde 1995. Intuitivo e autodidacta, dedica-se ao desenho desde a infância. Trabalhou como ilustrador e pintor de murais, em igrejas de algumas cidades de Santa Catarina. Iniciou-se na pintura a óleo em 1996. Participa em exposições coletivas e individuais e arrecadou vários prémios.









Uma questão ecológica...


21 de janeiro de 2010

Afecto


Paula Xavier - Pintora

Afecto

Recupero-te
na febre do tempo que arde
como a ternura
mansamente

Sou como pedra jacente
na melancolia dum lago
expectante

Na minha boca
a tua sede
incendeia a madrugada

Edgardo Xavier - Poeta

Árvore genealógica... dos tempos modernos?!?

- Mãe, vou casar!
- A sério, meu filho?! Estou tão feliz! Quem é a moça?
- Não é "moça", mãe. Vou casar com um moço. O nome dele é "Murilo".
- Disseste Murilo... ou foi o meu cérebro que sofreu um pequeno surto psicótico?
- Sim, eu disse Murilo. Por quê, mãe? Está a acontecer alguma coisa?
- Não, nada... A minha visão é que está um pouco turva. Ah, e o meu coração que talvez pare de bater. De resto, está tudo óptimo.
- Se a mãe tiver algum problema em relação a isto, o melhor é dizer agora...
- Problema? Não há problema nenhum. Só pensei que algum dia ia ter uma nora... 
- Mas você vai ter uma nora. Só que uma nora... meio macho. Ou um genro... meio fêmea. 
- E quando é que vou conhecer o meu... a minha... o Murilo?
- Podes tratá-lo por Biscoito. É o apelido dele.
- Tá! Ok! Biscoito... Já gostei dele... Alguém com esse apelido só pode ser uma pessoa porreira. Quando é que o Biscoito vem cá?
- Por quê?
- Por nada. É só para me dar tempo de poder preparar o teu pai, com antecedência.
- Achas que o pai não vai aceitar?
- Claro que vai aceitar! Lógico que vai. Só não sei é se ele vai sobreviver... mas também o é isso? Pelo menos morre a saber que encontraste a tua cara-metade. E olha que espectáculo: as duas metades... têm bigode!
- Mãe, que parvoíce! Hoje em dia, praticamente todos os meus amigos são gays.
- Ah! Só espero é que tenha sobrado algum que não seja... para poderes apresentá-lo à tua irmã.
- A Bel já tem namorando.
- A Bel? Namorando?! Ela não me contou nada... Quem é?
- Uma tal "Veruska".
- Como?
- Veruska...
- Ah! Bom! Que susto! Pensei que tinhas dito Veruska.
- Mãe!!!...
- Tá..., tá..., tudo bem... se vocês são felizes. Só fico triste porque não vou ter um neto...
- Não? Porquê? Eu e o Biscoito queremos dois filhos. Eu vou fazer a doação do esperma e a ex-namorada do Biscoito vai doar os óvulos.
- Ex-namorada? O Biscoito tem ex-namorada?
- Quando ele era heterosexual... a Veruska.
- Que Veruska?
- A namorada da Bel...
- Espera lá!!! A ex-namorada do teu actual namorado... é a actual namorada da tua irmã. Que é minha filha, também... Que se chama Bel. É isso? É que já me perdi um pouco...
- É isso. Pois é... a Veruska doou os óvulos. E nós vamos alugar um útero.
- De quem?
- Da Bel.
- Mas, logo da Bel?! Quer dizer então que a Bel vai gerar um filho teu e do Biscoito. Com o teu esperma e com o óvulo da namorada dela, que é a Veruska...
- É isso.
- Essa criança, de certa forma, vai ser tua filha, filha do Biscoito, filha da Veruska e filha da Bel.
- Em termos...
- A criança vai ter duas mães (tu e o Biscoito) e dois pais (a Veruska e a Bel).
- É mais ou menos isso...
- Por outro lado, a Bel, para além de mãe, é tia... ou tio. Por ser tua irmã.
- Agora entendi!
- Entendeste o quê?
- Entendi que isto é uma espécie de swing dos tempos modernos!
- Que swing, mãe?!!....
- É swing, sim! Uma troca de casais... de óvulos, de esperma e de úteros.
- Mas...
- Mas uma ova! Isso é um bacanal de última geração! E pior... com incesto pelo meio!
- A Bel e a Veruska só vão ajudar na concepção do nosso filho, é só isso...
- Pois!!!... E quando elas quiserem ter filhos...
- Nós ajudamos.
- Queres saber uma coisa? Não entendo mais nada. Não entendo mesmo!!! Quem vai ser a mãe de quem, quem vai ser o pai de quem, de quem vai ser o útero, o esperma... a única coisa que eu entendi é que...
- O quê???
- Que fazer a árvore genealógica de uma família, daqui em diante... vai ser o cabo dos trabalhos!!!!!!!!!!!!!!!!
Texto adaptado de Luíz Fernando Veríssimo e publicado na "Folha de São Paulo" - Brasil.

 

Imagens/Pictures

Todas as fotografias aqui publicadas, salvo alguma referência em particular, são retiradas da internet. Agradeço que me informem, via e-mail, caso alguma esteja protegida pelos direitos de copyright. Retirá-la-ei de imediato.

Almost all pictures posted here are taken from the internet. If you have copyright over any of them, send me an e-mail and I will take it out.


RegistoCriativo Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez