15 de janeiro de 2011

O verão está quase aí...

A página ConsumerReportsHealth.org cita académicos da Universidade do Colorado, do Boston Medical Center e da Universidade Estadual da Pensilvânia, entre outras instituições norte-americanas, para reunir numa lista seis pequenas alterações 'de peso' que podem ser facilmente adoptadas por quem quiser viver uma vida um pouco mais saudável... e leve.

1 - Deixar de beber calorias. Existem bebidas absolutamente proibidas para quem quer viver de forma saudável. À cabeça, as bebidas gasosas doces. Mas mesmo os sumos de fruta devem ser consumidos com cautela.

2 - Ingerir mais proteínas. Dietas ricas em proteínas e pobres em hidratos de carbono permitem uma perda de peso mais célere.

3 - Comer mais fibras. Para além de ajudarem a prevenir doenças graves como o cancro do cólon e várias deficiências cardíacas, as fibras resultam numa perda de peso ao abrandar o processo digestivo.

4 - Evitar 'pecar'. Como resistir à tentação do chocolate ou daqueles 'snacks' salgados? É simples: basta não os ter em casa.

5 - Dar mais 20 mil passos por dia. É muito? Nem por isso. Equivale a uma caminhada de 20 ou 25 minutos e queima cerca de 100 calorias. Se puder ir a pé para casa em vez de apanhar o autocarro, ou se quiser dar uma volta no bairro à noite, está a dar uma grande passo.

6 - Menos tempo à frente do ecrã. Evite, se possível, passar tantas horas sentado à frente da televisão ou do computador. Estar em movimento, mesmo que não constitua uma actividade física intensa, acelera o processo metabólico e evita a acumulação de matéria gorda. Namorar, lavar a loiça, limpar a casa, ir ao café ou espreitar a rua a partir da janela não são exercícios de ginásio, mas fazem bem ao organismo. Estar parado é que não.
Sol - 15.1.2011

Nota minha: Ora bem, li o artigo e não fiquei muito desanimada. Dos seis conselhos aqui apontados, só vou ter de corrigir dois...
"Evitar pecar" - e confesso que não vai ser nada fácil porque adoro chocolate, gelados, caramelos, gomas, ... e... talvez seja melhor ficar-me por aqui.
"Menos tempo à frente do ecrã" - não é bem o caso. Só se for menos tempo à frente do monitor do portátil. Só muito raramente é que vejo televisão. Não tenho paciência para programas deprimentes.
Resumindo, isto até nem está assim muito mal. A verdade é que tenho 57 quilos e precisava de voltar aos 55. Estes dois quilinhos a mais foram o meu presente de Natal. Também, ninguém me manda ser gulosa.

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